segunda-feira, 14 de março de 2011

Libertar o homem novo...

Este início de Quaresma foi para mim, muito intenso! De trabalho mas também de reflexão e convívio! Este primeiro fim de semana foi bastante preenchido, e começou logo na Sexta-feira (dia chuvoso) com uma encontro de pais e catequistas: um par de catequistas, uma dúzia de pais e ainda 4 crianças que estiveram a jogar a um jogo, enquanto nós adultos reflectimos sobre a "Catequese", qual a sua função, como funciona, a sua relação com a Eucaristia e o acompanhamento que os pais devem fazer. Foi um encontro muito positivo! Espero que dê frutos, e que os pais se esforcem mais, por não faltar à Eucaristia com os filhos!

No Sábado de manhã lá foi a dupla persistente (eu e a Daniela), ao encontro de jovens nas Ferreiras, participámos em mais uma catequese sobre a JMJ, que são os temas de reflexão neste ano para os grupos de jovens. (Lembro que reunimos mensalmente, cada pessoa vem no dia que lhe dá mais jeito: 1ª Terça do mês e 3ª Segunda do mês - 19:15h - Infelizmente os jovens têem pouco tempo e têem participado pouco!! Não percebo... ) Depois seguiu-se o pagamento da 2ª prestação para a ida à Jornada Mundial da Juventude e recepção de novas inscrições - de Estoi ainda não se inscreveu ninguém, não sei do que estão à espera!!!??? Eu vou...

Na tarde de Sábado, eu e o Bruno, orientámos a Tarde de Retiro para os Adolescentes apartir do 5º ano e estiveram 15 participantes. Parabéns aos corajosos! O tema foi: "Libertar o Homem Novo", reflectimos sobre a Quaresma, alguns personagens da Bíblia, sobre a Eucaristia e para finalizar estivemos na igreja em Silêncio e em Oração. Acredito que foi proveitoso para todos!

Passamos ao Domingo, que começou com a Oração do Terço, na igreja às 11h, pois era dia 13, orientada por 2 jovens da JAM - Juventude Alegria de Maria - o Tó e o Helder. Que bom começar o dia oferecendo rosas a Nossa Senhora!

Pena não ter podido estar a 100%, pois estivemos, eu e os adolescentes do 7º ano, a ultimar os preparativos para a Entrega do Credo, que se realizou na Eucaristia às 12h. Espero que este fim-de-semana tenha mexido com estes adolescentes, para que se entreguem a Jesus, e vivam a sua vida com Ele no coração, pois foi isso que eles disseram publicamente, que ter fé é confiar, rezar, viver como Igreja, dar testemunho e empenhar-se por conhecer melhor Jesus Cristo!
Os pais dos adolescentes estiveram presentes e a Igreja conta com o testemunho e colaboração deles para a educação na fé destes jovens que se preparam para celebrar a Festa da Fé.

E para finalizar, no Domingo à tarde, realizou-se um encontro vicarial para as crianças que vão fazer a 1ª Comunhão. Foi em S.Brás e participaram 5 das 6 crianças que se estão a preparar.
Fui eu e a Maria Armanda, a catequista do grupo do 4º ano, acompanhando estas crianças.
O tema foi a "Eucaristia", claro! Os vários momentos da celebração, quando Jesus a instituiu, quem preside, quem colabora, os objectos utilizados e que devemos fazer durante a Santa Missa.
Foram divididos em grupos para um trabalho com as catequistas, enquanto o Sr.Padre Cunha conversou com os pais das crianças. Seguiu-se um lanche partilhado e para terminar, tivemos um momento de adoração a Jesus presente na hóstia consagrada, onde as crianças rezaram com orações elaboradas por elas e os alguns pais também rezaram espontâneamente.
Foi um encontro muito rico, sobre a Celebração de Eucaristia que é o ponto alto da vida dos cristãos, semanalmente devemos arranjar, sempre, tempo para o Encontro com Jesus!

Desejo a todos uma Santa Quaresma, que nos desacomodemos para sermos Homens Novos!
Silvia

Sem comentários:

Enviar um comentário