quarta-feira, 23 de setembro de 2009

JAM - Juventude Alegria de Maria - O que é?


A JUVENTUDE ALEGRIA DE MARIA é um Movimento Mariano que foi fundado em Alvide a 13 de Setembro de 1978 por Amadeu Nogueira Olaia a partir de um pequeno grupo de adolescentes Grupo Alegria de Maria – já existente na Comunidade de Alvide paróquia de Alcabideche orientado pela Irmã Maria de Jesus (Filhas de Maria Auxiliadora).
Ordenado presbítero no dia 5 de Julho de 1981, o Padre Amadeu Olaia é, desde essa data, o Assistente Nacional da JAM.
Atendendo aos pedidos da autoridade eclesiástica, o movimento JAM tem vindo a expandir-se pelo país com a criação de novos Núcleos, o espaço de vivência da JAM é essencialmente na Paróquia ou na comunidade em que está inserida.
Cada Núcleo deve reunir semanalmente e ter essencialmente um tempo forte de oração, estudo sobre temas pastorais e doutrinais, reflexão, partilha de vida e convívio.
A nível nacional existe por ano dois pontos altos, a Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima e Retiro Espiritual de três dias na altura da Páscoa, chamado Páscoa Jovem. São os dois momentos em que a família JAMista está toda reunida.
A JAM tem como símbolo um lírio branco, com estiletes amarelos, dentro de um círculo azul. O círculo azul simboliza o sol, o céu e o universo. Como Cristo é o sol da vida cristã, assim também cada membro da JAM deve ser um raio solar, transportando consigo a luz do Evangelho e o calor do Amor, que vai buscar aos Sacramentos, para partilhar com os outros.

O lírio, símbolo de pureza, é constituído por três pétalas: uma ao centro, na vertical, aponta para cima, indicando o caminho a seguir, a adoração e amor a Deus sobre todas as coisas; duas pétalas na horizontal apontam o amor aos irmãos, situadas abaixo da pétala central, para evocar a humildade mariana e a obediência à hierarquia da Igreja.

O amarelo dos estiletes que contém o pólen significa a vontade de evangelizar.
Os frutos da acção da JAM são, no presente, traduzidos em vocações sacerdotais, vocações religiosas, vocações Missionárias.

Acção Pastoral junto de vários sectores da sociedade: visitas e festas em Lares de idosos, Hospitais e ao Estabelecimento Prisional de Tires. Papel activo nas catequeses paroquiais; participação e organização de actividades Paroquiais e da Pastoral Juvenil.

Como meio de comunicação e testemunho entre todos os núcleos temos o jornal Arco Íris, que é publicado no dia treze de cada mês, e podem consultá-lo no nosso site: www.jam.org.pt

O núcleo de Estoi existe desde 13 de Fevereiro de 2005.

Sem comentários:

Enviar um comentário